“A Love Supreme” é uma composição em forma de suíte jazzística, criada no apogeu da capacidade artística de John Coltrane e seus companheiros McCoy Tyner (piano), Jimmy Garrison (baixo) e Elvin Jones (bateria), como uma elegia, uma canção de louvor ao Senhor. Não é um blues (embora, obviamente uma ponta apareça por conta da extrema versatilidade das influências e do conhecimento de Coltrane), nem gospel (inspiração existe, mas como inspiração). É jazz, no seu extremo. Feita para tocar o sentimentos humanos, beirando no sublime religioso.
Em 1962, Coltrane parte para uma nova fase em sua carreira. Monta um grupo que se tornaria o quarteto clássico de uma época marcada por fortes mudanças no cenário jazzístico. O pianista McCoy Tyner, o baixista Jimmy Garrison e o baterista Elvin Jones formaram a base para a construção de um álbum que se tornaria referência para as gerações seguintes, e provocaria reflexões quanto às estruturas musicais definidas no disco. O álbum “A Love Supreme” foi concebido por Coltrane para ser uma suíte em quatro movimentos.
O primeiro e mais conhecido, chamado “Acknowledgement” inseriu elementos de orquestra como gongo e tímpano. As quatro notas executadas pelo baixista orientam o tema, que funciona como mantra para sua execução. O título do disco é a mais pura forma de expressão alcançada pelo quarteto. No final da faixa ouve-se o mantra falado por Coltrane, estabelecendo o final do movimento. O quarto movimento chamado “Psalm” representa a transcrição de um poema escrito pelo próprio Coltrane em música. Sua execução não segue um padrão rítmico definido, oferecendo liberdade total para os músicos. O segundo e o terceiro movimentos apresentam uma estrutura musical mais regular com linhas melódicas simples.
O dia 9 de Dezembro de 1964 definiu um novo rumo para a carreira musical de Coltrane. Ele estava voltado à espiritualidade, e teve em “A Love Supreme” a chance de se expressar musical e espiritualmente. A partir de 64, os seus discos de jazz apresentavam títulos com mensagens políticas. Um grande exemplo foi no final de 1963: uma explosão de bomba em uma igreja negra matou quatro garotas. Do discurso de Martin Luther King sobre o acontecido, Coltrane escreveu o tema “Alabama”, usando os padrões rítmicos do discurso.
O disco refletia um despertar espiritual e político, e cruzava fronteiras culturais. Sua intenção era usar e colocar a espiritualidade em um rumo pacifista. Sua música durante muito tempo foi objeto de análise, crítica, objeções por parte da imprensa, e principalmente, lançou as bases da filosofia que guiaria seu trabalho. “Tocar certo significava, e exigia, viver certo”, dizia Coltrane. Ele conseguiu.
O segundo álbum inclui o Quarteto de John Coltrane, gravado no Antibes jazz festival.
John Coltrane - A Love Supreme (1965)
Músicos:
John Coltrane (Sax. Tenor,vocal track 01)
Archie Shepp (Sax. Tenor - Disk II, track 08 e 09)
McCoy Tyner (Piano)
Art Davis (Baixo - Disk II, tracks 08 e 09)
Jimmy Garrison (Baixo)
Elvin Jones (Bateria)
Disco 1:
01. Part I: Acknowledgement (07:43)
02. Part II - Resolution (07:20)
03. Part III: Pursuance (10:42)
04. Part IV-Psalm (07:05)
Disco 2:
01. Introduction by André Francis (01:13)
02. Part 1: Acknowledgement (06:12)
03. Part 2: Resolution (11:37)
04. Part 3: Pursuance (21:30)
05. Part 4: Psalm (08:49)
06. Part II-Resolution (Alternative Take) (07:25)
07. Part 2: Resolution (Breakdown) (02:13)
08. Part 1: Acknowledgement (Alternative Take) (09:09)
09. Part 1: Acknowledgement (Alternative Take) (09:23)
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