Nascido no interior do estado do Rio de Janeiro mas carioca por usucapião, o mestre de cerimônias Mateus Pingüim é um técnico de áudio multi-instrumentista que produz música desde os dez anos de idade. Hoje com 26 ele tem na bagagem lançado de forma independente em outubro de 2005 esse trampo intitulado “Só Escuta O Som”, com 12 músicas que misturam Rap com ragga, dub, trip hop e uma leve pitada de rock.
Teve participação em coletâneas como “Todos Ouvidos 2” e “Sector Lucido" que foi lançada no México.
Seu trabalho repercutiu nas principais mídias do sul do país, como o Jornal do Estado de Curitiba e a rádio Atlântida em Florianópolis, após turnê pela região com a conceituada produtora de vídeos e revistas Tarja Preta.
O lançamento do disco o incentivou a se mudar para São Paulo e fazer um trabalho de divulgação que lhe rendeu shows e matérias diversas como na revista DaHora encartada no Jornal Agora São Paulo, revista MusicAll, Jornal da Comunidade em Brasília, entre outras.
No breve período em que esteve na capital paulista, Mateus Pingüim se aproximou ainda mais do reggae/dub e ragga onde compôs a maioria das músicas do novo disco que foi preparado.
Apesar dessa aproximação seu som e seu estilo não soam como uma tentativa frustrada de ser um jamaicano. Ele é brasileiro e não nega suas influências do Hip-Hop, do Rock, do Samba, Bossa Nova e Maracatu, do Soul e Funk, do Jungle e da música eletrônica, provocando uma mistura sutil e homogênea em suas composições.
01. Mundo Independente (part. Boca Floja)
02. Só Escuta O Som
03. De Trenchtown à Vigário Geral
04. Manifesto do Terceiro Mundo
05. Pazciência
06. Ambiente Tranqüilo
07. Depois do Disparo
08. Mudança
09. Criatividade
10. Vende-se Ideais
11. George W. (part. Boca Floja)
12. Coronel Cabelim
Disponível na íntegra para audição via:
YouTube.