Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Industria Brasileira (Made In Brasil): The Movie (2012)

O Brasil goza de uma reputação internacional de duas coisas: futebol e música.
O documentário Indústria Brasileira concentra-se nas mais recentes inovações em música brasileira, enraizada em um passado rico, mas forjando um caminho ousado para o futuro, mesclando influências internacionais, como Hip-Hop, Funk, Drum Bass e Reggae com as fórmulas tradicionais, como Samba, Bossa Nova, Forró e a MPB em geral (Brasilian Pop Music).

Explorando a paisagem musical contemporânea do Brasil, Indústria Brasileira segue artistas já consagrados e alguns talentos recém descobertos - Gilberto Gil, Roberto Menescau, Marcelo D2, Dom Negrone, Aliança 21, Racionais, Black Alien, Digital Dubs, Mr. Catra, Grandmaster Raphael, DJ Marlboro, DJ Soul Slinger, Marcelinho Da Lua, BNegão, Anastacias, Mamelo Sound System, Nação Zumbi, MC Marechal e Kassin - que acham igual inspiração na sua própria herança, bem como as tendências populares em todo o mundo para criar algo totalmente original e distintamente brasileiro. O filme justapõe entrevistas com artistas lendários como Gilberto Gil, um dos pioneiros da Tropicália, e Afrika Bambaataa, o padrinho do Hip-Hop, que discutem as implicações sociais e políticas de seus respectivos movimentos, com esta nova safra de artistas brasileiros, que apesar da sua diversidade musical, estão unidos pelo desejo de inovação e novos modos de expressão relevante para os nossos tempos atuais. Tecendo histórias pessoais, shows ao vivo, sessões de estúdio, e cenas da vida cotidiana, o filme apresenta uma imagem do Brasil em que os artistas usam o que está disponível para eles para criar a música do futuro.

Mesmo entre observadores casuais, sempre houve um ávido interesse na música do Brasil, mais conhecido no mundo inteiro através do espetáculo do carnaval. Apesar de muitos documentários e filmes que lidam com a música brasileira tradicional e sua cultura, nada foi feito com respeito e à respeito da cena musical contemporânea feita pela juventude. Especialmente com o recente aumento de Bailes Funk, que passaram a ter um impacto significativo na Europa, América do Norte e Japão, o mundo é mais curioso do que nunca em saber o que está acontecendo musicalmente no Brasil. Indústria Brasileira conta a história da música brasileira traçando um paralelo na mistura entre o novo e o antigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário