Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Hip-Hop pela NÃO VIOLÊNCIA contra AS MULHERES (2010)


A violência de homens contra mulheres está profundamente associada ao modo como os homens são socializados. Uma vez que os meninos são geralmente ensinados a reprimir emoções, a raiva torna-se um dos poucos sentimentos que os homens podem expressar com aprovação da sociedade. Além disso, durante o processo de socialização, muitos homens não desenvolvem habilidades de comunicação interpessoal adequadas às relações pautadas pelo diálogo. Por terem testemunhado violências de homens contra mulheres em suas famílias de origem, ou por terem sido vítimas de abuso ou violência em casa, estão mais propensos ao uso de violência contra suas parceiras, filhos e filhas, reproduzindo o que alguns estudiosos denominaram como: “ciclo transgeracional de violência”.

O silêncio dos homens sobre violências cometidas por outros homens contribui para a manutenção da violência doméstica. Pesquisas revelam que, apesar de mais da metade dos homens jovens entrevistados informarem ter testemunhado violência em suas casas, a maioria sente-se impotente para denunciar o problema, frequentemente utilizando o ditado popular “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”.


O Hip-Hop Brasileiro não quer compactuar com este silêncio, e propõe como pauta, o envolvimento e a responsabilização dos homens da Cultura Hip-Hop e o engajamento dos mesmos no sentido da prevenção e da redução da violência contra as mulheres.

O projeto “Homens do Hip-Hop pela NÃO VIOLÊNCIA contra AS MULHERES” contou com a participação de diversos MC's e lideranças da Cultura Hip-Hop. Após diversas exposições por parte dos(as) consultores(as) convidados(as), houveram discussões sobre a temática da violência contra as mulheres, na tentativa de desconstruir preconceitos culturalmente arraigados sobre os papéis de mulheres e homens na sociedade e as consequências que as relações de gênero desiguais provocam contra as mulheres. Durante o evento os participantes produziram textos que deram origem a letras de músicas, discutiram seus conteúdos, conceitos e ajudaram a construir um cronograma de ensaios e gravações. O resultado foram 10 musicas inéditas sobre o tema “Violência Contra As Mulheres” que foram gravadas em um CD que está disponível aqui para download.

Hip-Hop pela NÃO VIOLÊNCIA contra AS MULHERES (2010)

01. PROTEÇÃO (WF)
02. CICATRIZ (André Zovão)
03. ESPELHO (Poetas de Ébano)
04. O QUE VOCE FAZ (Slow da BF e Antizona)
05. GUERREIRA (MR Bocca)
06. FERRO DE PASSAR ROUPA (Eddy MC)
07. NÃO DÁ MAIS (Enraízados)
08. TENSÃO. AGRESSÃO. RECONSCILIAÇÃO (Cacau Amaral)
09. EM FRENTE VAI (Airá Ocrespo)
10. HOJE EU ACORDEI MULHER (Opanijé)

DOWNLOAD

FICHA TÉCNICA:

Direção Artística: Fábio ACM
Produção Musical: Banda ANTIZONA
Gravado e mixado por Stanley Vzaig (Estudio 021)
Arte: Airá Ocrespo

+info:
www.hiphopsemviolencia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário